Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 14h19 | Última atualização em Terça, 03 de Abril de 2018, 17h54 | Acessos: 1187

Com os objetivos de desenvolver o ensino de graduação e de pós-graduação, a pesquisa e a extensão, nas áreas das Ciências da Linguagem e da Comunicação, o Instituto de Letras e Comunicação (ILC) foi criado através da resolução de 22 de janeiro de 2008, atendendo à adequação estrutural pedagógica e institucional proposta pela nova carta regulatória da UFPA, criada em 2006.

Baseado em princípios como a universalização do conhecimento, o respeito à ética e à diversidade étnica, cultural e biológica, o pluralismo de ideias e de pensamento, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a garantia do ensino público e gratuito e a excelência acadêmica, o ILC vem consolidando seu compromisso social.

O Instituto de Letras e Comunicação passou por diversos estágios desde a criação da Universidade Federal do Pará, em 1957. Um ano depois surgiu a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, e em 1965 foi criado o Núcleo de Letras, que oferecia o Curso de Graduação em Letras – Habilitação em Língua e Literatura Portuguesas. Além do curso de graduação, eram também ofertados os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras em Espanhol, Inglês, Esperanto, Italiano, Japonês, Francês e Alemão, sendo estes últimos ministrados no Centro de Francês e na Casa de Estudos Germânicos.

A partir de setembro de 1969, com a implantação da Reforma Universitária, foi criado o Centro de Letras e Artes (CLA) que compreendeu o Curso de Letras - habilitação em Língua e Literatura Vernáculas e Línguas e Literaturas Estrangeiras: Inglês, Francês e Alemão; e em 2006, foi criada a habilitação em Espanhol. Em 1976, foi criado o curso de Comunicação Social com as habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, sendo o primeiro Curso de Comunicação do Estado do Pará.

O ILC é órgão interdisciplinar, com autonomia acadêmica e administrativa. Atualmente, fazem parte da estrutura acadêmico-administrativa do ILC como subunidades acadêmicas a Faculdade de Comunicação (FACOM), a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), a Faculdade de Letras (FALE), o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), com a Especialização e o Mestrado em Letras, o Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) com o Mestrado em Comunicação da UFPA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página